Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
HÁ 62 ANOS... SÓ?
segunda-feira, agosto 13, 2007
Foto de Camila Silvestre - Que o mundo seja a calmaria do mar e a harmonia
das embarcações em um cenário inigualável.
Problemas sociais, econômicos, crises globais. Governos e povos com interesses divergentes e muita intolerância. Personalidades fortes e doentias. Baixas de um lado e de outro. Feridas que nunca mais cicatrizarão.

Milhões de mortos e feridos. Equipamentos tecnologicamente avançados e absurdamente destrutivos. Homens com vontade de dominar o mundo, por consentimento ou pela força.

Estrategistas, cada um querendo mostrar para o mundo que o seu lado é o melhor. Ataques pelo ar ou pela terra. Desejo de supremacia.

Um músico rejeitado por uma escola em Viena, com infância difícil, onde via seu pai maltratar sua mãe. Um poder carismático impressionante, um desejo bélico preocupante. Um povo humilhado, por uma outra derrota bélica. A pólvora, o pavio e o fósforo. Explodiu. Adolf Hitler foi o ator principal desta remontagem. Mais um vilão de uma história mundial de intolerância.

Muito antes dele, personalidades como os colonizadores, os padres católicos da época da Inquisição, entre muitos outros, já davam aulas de como matar um semelhante simplesmente por não concordar com suas idéias ou seus costumes. E depois dele também

O cartão de visitas do futuro, no caso o nosso presente, não foi de Hitler. A Alemanha foi sumariamente derrotada, dividida em duas e abandonada. O cartão de visitas foi norte-americano e é aqui que entra o tempo citado no título do artigo: há 62 anos as forças dos EUA atiravam duas bombas atômicas sobre o aniquilado Japão.

Hiroshima e Nagasaki são famosas nas aulas de história por serem as cidades escolhidas para o último ato daquela guerra e o primeiro ato da pretensão de domínio mundial dos Estados Unidos. Em 06/08/1945 e 09/08/1945, milhares de vidas foram sacrificadas por um espetáculo de força, com dois ataques atômicos.

Ao longo destas mais de seis décadas, o mundo viveu vários acontecimentos. Mas uma coisa não mudou. A redação dos três primeiros parágrafos deste artigo. Parágrafos relacionados ao passado, ao presente e ao futuro. Ao futuro? Eu ainda acredito que podemos alterar o ciclo. E você?
posted by S. N. @ 05:27  
1 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures