Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
COPA AMÉRICA - 1º ATO
sexta-feira, junho 29, 2007
Arte retirada de copaamerica.com

Começou, na última terça-feira, na Venezuela, a 42ª edição da Copa América, torneio de seleções mais antigo do mundo. Disputado de 1916, tem como grandes vencedores o Uruguai e a Argentina, ambos com 14 conquistas. O Brasil tem a metade das conquistas de seus rivais, sete. O primeiro título foi uruguaio. O último, brasileiro. E este ano, quem vencerá?

Este é o primeiro de seis artigos sobre a competição. Serão analisadas todas as rodadas da primeira fase e as fases seguintes até a final. A divisão dos grupos virá ao fim do artigo, com a classificação atualizada. Adianto que são 12 equipes (todos os federados sul-americanos e dois convidados) e que oito se classificam para as fases finais: os campeões de grupo, os segundos colocados e os dois melhores terceiros colocados. Vamos, então, analisar a primeira rodada.

Os dois jogos do grupo A aconteceram na terça-feira. O Peru não tomou conhecimento do super-campeão Uruguai. Jogando com técnica surpreendente, o time peruano aplicou 3 a 0 sobre a celeste. Destaque para o meio-campista Mariño, que veio do banco para equilibrar a equipe quando o Uruguai ensaiava uma reação e ainda marcou um belo gol. Na segunda partida do dia, a anfitriã Venezuela, com direito a bate-bola entre Hugo Chávez e Evo Morales, enfrentou a Bolívia. Com a obrigação de vencer, apoiada pela torcida, mas pressionada pela mídia local, a seleção venezuelana não jogou bem e empatou por 2 a 2 com a fraca seleção boliviana, que estava desfalcada de seu principal jogador: a altitude. O destaque aqui é negativo. Péssima atuação do melhor jogador venezuelano, o meia Arango, que joga na Espanha.

Na quarta-feira, um dia esperado. Era a estréia do Brasil na competição. Na preliminar, Equador e Chile se enfrentaram em um jogo de baixo nível técnico, mas de muita disposição. O Equador vencia o jogo por 2 a 1 até o finzinho do segundo tempo, quando o time chileno empatou e virou o jogo, aproveitando-se de um cansaço súbito que abateu o time equatoriano. No fim, 3 a 2 para o Chile. Ponto para Valdívia, do Chile, melhor em campo e para o oportunista Suazo, autor de dois gols chilenos. Enfim, o jogo do Brasil. Mas o Brasil não entrou em campo. Encarou um fraco México, abalado por crises internas e desunião. Pois este time venceu a seleção brasileira por 2 a 0 sem esforço. Apesar da melhora na segunda etapa, o time brasileiro mostrou muito pouco para a história que representa. E o México ainda poderia ter feito o terceiro no último lance do jogo, quando o atacante Castillo, que havia feito uma pintura no primeiro gol mexicano, perdeu o gol mais feito dos últimos tempos. Para completar, o atacante Fred sofreu uma fratura no treino desta quinta-feira e foi cortado da seleção. Vágner Love e Afonso vão ter que fazer chover gols... Tendência de seca comparável às do sertão nordestino.

Depois de dois dias de muito (tempo) e pouco (qualidade) futebol, a quinta-feira proporcionou o melhor dia da Copa até agora. O primeiro jogo foi um passeio paraguaio por avenidas colombianas. Com brilhante atuação do atacante Roque Santa Cruz, autor de três gols, o Paraguai aplicou um 5 a 0 sobre a Colômbia. Surpreendente pela elasticidade do resultado em um jogo teoricamente equilibrado. A última partida da primeira rodada guardava a estréia mais esperada. A Argentina fez seu jogo de estréia contra a jovem seleção dos Estados Unidos. No início, um susto. Em uma arrancada, o atacante Johnson invadiu a área e sofreu pênalti. Cobrado por ele mesmo, impondo um placar estranho à platéia: EUA 1 x 0. Durou pouco. Menos de três minutos depois, empate argentino. E o jogo seguiu empatado até que o técnico argentino resolveu partir para cima. Trocou um volante por um meia.. Aliás, excesso de zelo. Começar contra os EUA com três volantes foi um exagero. Ao soltar o time, Alfio Basile viu sua equipe fazer mais três gols no jogo e fechar a partida em 4 a 1. O destaque foi o coletivo argentino depois que resolveu jogar. Riquelme, Aimar (que veio do banco) , Messi e Crespo, com Tevez no banco, é para respeitar...

Classificação atualizada:

Grupo A:
1º Peru - 3 pts
2º Venezuela - 1 pt
2º Bolívia - 1 pt
4º Uruguai - 0 pts
Grupo B:
1º México - 3 pts
2º Chile - 3 pts
3º Equador - 0 pts
4º Brasil - 0 pts
Grupo C:
1º Paraguai - 3 pts
2º Argentina - 3 pts
3º EUA - 0 pts
4º Colômbia - 0 pts

Próximos jogos:

- Sábado – 30/06 – 17h – Bolívia x Uruguai <> 19:15 – Venezuela x Peru
- Domingo – 01/07 – 17h – Brasil x Chile <> 19:15 – México x Equador
- Segunda – 02/07 – 19:30 – EUA x Paraguai <> 21:50 – Argentina x Colômbia
posted by S. N. @ 00:31  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures