Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
DEMOROU, MAS A MÁSCARA CAIU
terça-feira, março 16, 2010
O governador do Rio chorou. O prefeito esbravejou. Autoridades falaram muito do tal corte que a “emenda Ibsen” propôs na grana que o Rio de Janeiro recebe de royalties de petróleo. Não vou entrar no mérito se é certo, se é errado, se vai enterrar o Estado ou não. Vou entrar no mérito do mérito. Sim, não digitei duas vezes errado não. O mérito a ser analisado aqui é o porquê tanta histeria governamental.

O Rio, como vocês sabem, vive uma situação de caos. O problema “não é” deste governo, já que as crises da segurança, da saúde, da educação, entre outras, são históricas. Este governo até que está buscando soluções interessantes em algumas áreas, como as ocupações definitivas de favelas outrora dominadas pelo tráfico. Mas ainda é muito pouco.

Alguns dias depois da reclamação geral das autoridades, a máscara caiu. Eles não estão preocupados em defender a mim, nem a vocês. Estão preocupados com as obras das Olimpíadas de 2016. E da Copa de 2014. Sendo que, eu ouvi, lá atrás, que os maiores investimentos seriam de origem privada... Você acreditou? Nem eu. E agora estamos provando o que suspeitávamos.
Nesta quarta, dia 17/3, na região da Candelária, no centro do Rio, acontecerá um ato público de repúdio aos cortes dos recursos cariocas. Neste ato, caso você resolva ir, use aquelas bolsas internas, pois os assaltos vão acontecer desmedidamente, como em tudo que reúne multidão no Rio de Janeiro. Sem falar que só Deus sabe se terá luz para o evento, já que o centro da cidade vem sofrendo com o péssimo serviço da concessionária de energia elétrica, no caso, a Light. E se chover forte, como vem chovendo diariamente no fim da tarde, evite ir de carro. Com certeza você pode ficar preso numa imensa poça que se formará na Praça da Bandeira, ou no Aterro do Flamengo.

Se você passar mal, se vire. Os caras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) vão estar no protesto. Pelo menos metade deles, já que o governador decretou ponto facultativo a partir das 14h. E a UPA vai estar com a habitual lotação de sempre. Se for de ônibus, cuidado para não voltar tarde para casa. Assaltos são freqüentes nos coletivos da cidade, principalmente à noite.
Então, é isso. Perdão se você estava se iludindo, achando que essa grana voltaria ao orçamento e aos cofres estaduais para melhorar sua vida. Ela pode voltar, mas para pagar empreiteiros do Brasil, para obras que beneficiem o governo no quesito olimpíada.


E o legado? Só acredito vendo. Lembra do Pan? Nada. Nada restou para quem mora aqui. Só o Engenhão, usado para futebol, o Maria Lenk, usado para dar dengue nas águas paradas do complexo aquático, e a Arena Multiuso, usada para gerar lucro para o HSBC, administrador atual do empreendimento construído com a nossa grana. Mas como diria o sambista... “O show tem que continuar...”

***************************************************


O blog esteve parado por exatos cinco meses por absoluta falta de tempo deste que os escreve. Prometo mais empenho na tarefa de trazer interessantes reflexões para todos nós. Obrigado pela presença!
posted by S. N. @ 20:44  
1 Comments:
  • At quarta-feira, março 17, 2010 11:01:00 AM, Blogger Unknown said…

    Prezado Alvim. Os royalties do petróleo, originariamente, foram criados para contemplar a realizações de projetos na área ambiental, justamente para compensar os estragos que ocorrem por conta da exploração do petróleo e suas consequências nefastas neste aspecto. Hoje se fala do uso dos royalties para financiar obras de outro campo e nenhum 'verde' se manifesta a respeito do uso inadequado da verba. Ainda falando na questão da grana. Em qualquer país sério do mundo, estes megaeventos (Copa do Mundo e Olimpíadas) contam com aporte financeiro de grandes grupos da iniciativa privada. Mas como no Brasil impera a ladroagem governamental, os empresários sérios nao querem nem saber de botar dinheiro num projeto q vai ter superfaturamento, roubo, má qualidade, prazos descumpridos, etc. Portanto, o poder público tem de assumir tudo - até para apadrinhar os amigos, fazer um caixa de campanha (como assume o próprio presidente da republiqueta) e dar uma bela desviada nos recursos através de contratações emergenciais sem licitação (já que perdem o prazo de propósito para obterem vantagens sujas...). Quem quiser colaborar para este estado de coisas, basta comparecer à convocação de hj no Centro e ficar berrando.
    em tempo - por que o governador nao evitou o envio da mensagem do Ibsen Pinheiro enquanto estava no camarote carnavalesco com a Dilma? Achava q puxar-saco seria suficiente? esqueceu que o jogo ali é sujo e nao tem cumprimento de palavra? agora já era. querem pôr o cadeado no portão arrombado. e ainda tem gente q vota no lula e cia... tem mais q sofrer...

     
Postar um comentário
<< Home
 
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures