Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
O FIM DA CPMF
sexta-feira, dezembro 14, 2007
O governo Lula, enfim, chega a sua primeira grande encruzilhada. Um Senado Federal todo partido e sem moral nenhuma, conseguiu atrapalhar os planos do antigo militante anti-CPMF de aprovar o que tanto reprovara anteriormente. O detalhe é que os que reprovaram, foram os que criaram e aprovaram tempos atrás. Está confuso para você? Fique tranqüilo. Está confuso para todo mundo.

A politicagem no Brasil não tem o menor interesse em tirar o pobre da situação em que está, em dar segurança ao povo ou trazer o desenvolvimento econômico e social ao país. Só existem duas intenções: a oposição e a manutenção. A oposição é aquela que busca sempre atrapalhar quem está no poder. Então, pouco importa se é PT ou PSDB e DEM (antigo PFL), o comportamento será muito parecido. A ressalva está no poder que o PT possui em arrastar multidões às ruas, por seu passado popular. A palavra passado se enquadra a partir do momento que o PT está longe do seu estilo anterior. A militância agora é pela manutenção no poder. E assim, passaram a defender interesses outrora renegados por eles mesmos. CPMF, superávit primário, recesso de parlamentares, salários astronômicos para governantes, entre outros. Sem falar que não há reforma agrária, não há reforma política, não há reforma tributária. O PT continuou tudo o que condenava. E já se passaram cinco anos de cadeira presidencial.

O choro da vez é a perda de R$ 40 bilhões em arrecadação com o fim da CPMF. Arrecadação para o governo e assalto para os contribuintes. Agora, o governo estuda formas de arrochar ainda mais o povo, seja classe média, baixa ou alta, com aumento de alíquotas. Não eram esses senhores que estão no poder hoje, leiam-se os petistas que estão no Executivo e alguns aliados de outros partidos, que defendiam o fim do arrocho? Eram contra esses “impostos abusivos que assaltam o povo brasileiro”? Pois bem, aqui vai um dado: em recente reportagem da Folha de S. Paulo, revelou-se que as instituições financeiras que operam no Brasil conseguiram, de janeiro a setembro de 2007, um faturamento de R$ 40,8 bilhões com tarifas bancárias. Este valor representa um crescimento de mais de 17% com relação ao mesmo período do ano anterior.
Quando eram oposição, os petistas batiam firmemente nesse ponto. Achavam um absurdo o Brasil ser o “país dos banqueiros”. Agora eu pergunto: em cinco anos, o que foi feito para diminuir o lucro astronômico das instituições financeiras? Enquanto os bancos ganham bilhões por ano, o povo ganha o bolsa-família. Que progresso, não é? Alguns vão dizer: “melhor do que nada”. E eu digo: pior do que tudo. O governo ilude o povo da maneira mais suja: dando-lhe esmola. Para os que choram a perda da CPMF, uma sugestão: confisquem nove meses dos lucros bancários. Assim, honrarão seus discursos vazios da época de oposição.
posted by S. N. @ 12:27  
1 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures