Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
BEIJA-FLOR DE NOVO
sexta-feira, fevereiro 08, 2008
Com um enredo que homenageava o estado do Amapá, a Beija-Flor de Nilópolis sagrou-se bi-campeã do carnaval carioca. É o quinto título da azul e branco nilopolitana em seis anos, perdendo apenas em 2006 para a Vila Isabel. Apesar da gritaria geral, já que o campeonato do ano passado ainda está sendo investigado pela justiça, sob a denúncia de favorecimento da escola da Baixada Fluminense, a Beija-Flor cumpriu um desfile impecável, assim como os desfiles de Salgueiro e Portela.

O que incomoda a todos é a chamada “diferença exagerada”. Enquanto os jurados tiram um, no máximo, dois décimos da Beija-Flor, outras escolas sofrem com momentâneos descontos de oito décimos a um ponto. Em uma nota, a Beija-Flor chegou a colocar oito décimos de frente para suas principais concorrentes. Fazendo o feijão-com-arroz de sempre, a Grande Rio garantiu o terceiro lugar, ficando a frente da Portela na classificação geral.

A decepção ficou por conta da Viradouro, que com um enredo abstrato e a super criatividade de seu carnavalesco, Paulo Barros, não consegue chegar a um título desde 1997. O tradicionalismo parece imperar no julgamento e a escola de Niterói entrou na avenida com muita inventividade e abstrata demais. Baratas, forcas, “O Exorcista” e esquiadores no carro abre-alas não ganham carnaval. Mesmo se feitos com perfeição, um enredo histórico sempre levará vantagem, com muito luxo e verbas. Resultado: a vermelho e branco niteroiense não ficou nem entre as escolas que vão desfilar no sábado das campeãs. Niterói não deu muita sorte nesse carnaval, exceto pela briosa Acadêmicos do Sossego que ascendeu ao grupo C, depois de um desfile correto, onde recebeu nota 10 em todos os quesitos, pelo Grupo D. A Cubango foi rebaixada do Grupo A para o grupo B.

As curiosidades dos grupos de acesso ficam por conta de escolas que já figuraram entre as grandes do carnaval do Rio, mas que hoje amargam classificações terríveis. União da Ilha, Estácio e Caprichosos, antigas presenças constantes no Grupo Especial, figuram no Grupo A. Já passaram pelo Grupo Especial, Paraíso do Tuiutí, Arranco, Tradição e Boi da Ilha, que desfilaram no Grupo B, além da Vizinha Faladeira, tradicional escola que caiu para o Grupo C. De lá, temos Jacarezinho, Difícil é o Nome, Ponte e Cabuçu, além da tradicionalíssima Em Cima da Hora, que foi rebaixada para o Grupo D. O maior vexame entre as escolas que já estiveram na elite é a Unidos de Villa Rica, que acaba de ser rebaixada para o Grupo E do carnaval. A tendência é virar bloco, ou melhor, voltar a ser, como era na sua origem.

Confira o resultado completo do carnaval carioca 2008:

Grupo Especial: 1. Beija-Flor; 2. Salgueiro; 3. Grande Rio; 4. Portela; 5. Unidos da Tijuca; 6. Imperatriz (as seis primeiras desfilam no sábado das campeãs); 7. Viradouro; 8. Mocidade; 9. Vila Isabel; 10. Mangueira; 11. Porto da Pedra; 12. São Clemente (rebaixada para o Grupo A).

Grupo de Acesso A: 1. Império Serrano (subiu para o Grupo Especial); 2. Rocinha; 3. Santa Cruz; 4. Renascer de Jacarepaguá; 5. União da Ilha; 6. Caprichosos; 7. Estácio de Sá; 8. Império da Tijuca; 9. Cubango; 10. Lins Imperial (as duas últimas foram rebaixadas para o Grupo B).

Grupo de Acesso B: 1. Inocentes de Belford Roxo; Paraíso do Tuiutí (subiram para o Grupo A); 3. Unidos de Padre Miguel; 4. Arranco; 5. Alegria da Zona Sul; 6. Independente da Praça da Bandeira; 7. Tradição; 8. Sereno de Campo Grande; 9. Boi da Ilha; 10. União de Jacarepaguá; 11. União do Parque Curicica; 12. Mocidade de Vicente de Carvalho; 13. Vizinha Faladeira; 14. Unidos de Lucas (as três últimas caíram para o Grupo C).

Grupo de Acesso C: 1. Unidos do Jacarezinho; 2. Arrastão de Cascadura; 3. Corações Unidos do Amarelinho (subiram para o grupo B); 4. Flor da Mina do Andaraí; 5. Difícil é o Nome; 6. Acadêmicos do Dendê; 7. Acadêmicos da Abolição; 8. Unidos do Cabral; 9. Unidos da Ponte; 10. Cabuçu; 11. Acadêmicos do Vigário Geral; 12. Em Cima da Hora; 13. Leão de Nova Iguaçu; 14. Unidos do Anil (as três últimas caíram para o Grupo D).

Grupo de Acesso D: 1. Acadêmicos do Sossego; 2. Unidos de Manguinhos; 3. Unidos de Cosmos (subiram para o Grupo C); 4. Mocidade de Inhaúma; 5. Unidos de Vila Kennedy; 6. Acadêmicos do Engenho da Rainha; 7. Mocidade de Santa Marta; 8. Gato de Bonsucesso; 9. Unidos da Vila Santa Tereza; 10. Arame de Ricardo; 11. Rosa de Ouro; 12. Unidos de Villa Rica; 13. União de Vaz Lobo; 14. Unidos do Uraiti (as três últimas caíram para o Grupo E).

Grupo de Acesso E: 1. Imperial de Morro Agudo; 2. Mocidade Unida de Jacarepaguá; 3. Delírio da Zona Oeste (subiram para o Grupo D); 4. Unidos do Sacramento; 5. Infantes de Piedade; 6. Paraíso da Alvorada; 7. Boêmios de Inhaúma; 8. Canários de Laranjeiras (não desfila no próximo ano).
posted by S. N. @ 14:59  
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home
 
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures