Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
AGORA, O FUTEBOL
quinta-feira, novembro 23, 2006
O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim. Antes mesmo de seu término, já sabemos quem é o campeão, no caso o São Paulo. A fórmula de pontos corridos dá esse privilégio ao time mais regular, com elenco mais equilibrado e, conseqüentemente, ao melhor time.

Sou defensor bravo desta fórmula. Salvo algum acontecimento extra campo, como no caso do juiz ladrão, Edílson Pereira de Carvalho, ano passado, o campeonato será sempre vencido pelo melhor time, não havendo mais o risco de se fazer a campanha mais brilhante e ser eliminado num mata-mata. Mata-mata é coisa de copa e já temos a Copa do Brasil para isso. O problema é que se tem esvaziado a Copa do Brasil por conta de um calendário confuso da Confederação Sul-Americana. Com um mínimo de bom senso, a Libertadores e a Copa Sul-Americana seriam disputadas no mesmo semestre, já que não são disputadas pelos mesmos times. Acabaria aqui, também, o privilégio do campeão, de determinado país, de jogar ambas as competições.

Assim, a Copa do Brasil seria disputada num semestre livre, de preferência o segundo semestre, e reuniria todos os clubes do país que se classificassem em seus estaduais (critério atual), incluindo aqueles que jogassem a Libertadores. Desta maneira, a Copa do Brasil voltaria a ser valorizada e competitiva, não só como um trampolim para a Libertadores, mas também como título nacional. Não seria fantástico o fim do Campeonato Brasileiro num fim de semana e o da Copa do Brasil no meio da mesma semana? Ia acabar com essa história de melar os pontos corridos e agradaria a todos, inclusive a Globo, detentora dos direitos de transmissão e principal defensora da volta do mata-mata no campeonato, em busca dos pontos preciosos de audiência que as finais proporcionam.

Para aliviar a tensão, vai a seleção do campeonato feita por este que vos escreve:

1- Rogério Ceni (SPO)

2- Souza (SPO)
3- Thiago Silva (FLU)
4- Fabiano Eller (INT)
6- Kleber (SAN)

5- Josué (SPO)
8- Mineiro (SPO)
10- Morais (VAS)
11- Danilo (SPO)

7- Leandro (SPO)
9- Fernandão (INT)

Só para brincar... seleção de cariocas!

1- Bruno (FLA)
2- Leonardo Moura (FLA)
3- Thiago Silva (FLU)
4- Juninho (BOT)
6- Marcelo (FLU)

5- Paulinho (FLA)
8- Andrade (VAS)
10- Morais (VAS)
11- Zé Roberto (BOT)

7- Jean (VAS)
9- Obina (FLA)

O campeonato ainda não acabou e dois times do Rio estão lutando por um lugar ao sol. O Vasco quer uma vaga na Libertadores, depois de perder a Copa do Brasil para o Fla e o Fluminense, de longe a campanha mais decepcionante do campeonato, luta para não ser rebaixado. Ambos têm boa vantagem sobre seus concorrentes e devem atingir seus objetivos. Flamengo, com vaga assegurada na Libertadores do ano que vem, e Botafogo, com vaga na Copa Sul-Americana, estão de férias, apenas esperando o campeonato se encerrar.

O ano que vem promete para os cariocas. Dificilmente o Flu repetirá a campanha ruim, o Flamengo está na Libertadores e o Vasco está a caminho desta. Já o Botafogo, manterá a base e o técnico, de olho nos bons resultados obtidos no returno do Brasileiro. A pior coisa que pode acontecer ao futebol do Rio hoje é o rebaixamento do Flu. E ele, ao que tudo indica, não acontecerá.

Sendo assim, existe uma luz no fim do túnel e 2007 parece que irá trazer de volta o velho orgulho carioca de seu futebol.
posted by S. N. @ 00:19   2 comments
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures