Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
DE MÃOS PARA O ALTO
sábado, janeiro 27, 2007
Foto de Cláudio Barreiro
A violência no Rio continua atingindo números incríveis. Esta semana, em 24 horas, foram 13 mortes divulgadas. E é bom que este “divulgadas” fique em evidência, pois, com absoluta certeza, tem muito mais gente morrendo do que os números oficiais indicam. São corpos que são completamente carbonizados, ou jogados ao mar, ou até tão retalhados que não são achados mais.

Parece cenário de filme de terror, de guerra mesmo. E estamos numa guerra. Uma sangrenta guerra que, quando saímos na rua, não sabemos quem está de um lado ou de outro. A vida vale muito pouco no Rio de Janeiro. Mesmo aqui, escrevendo, em um cômodo, em frente ao computador, posso ser atingido por uma bala perdida a qualquer momento. Basta que ela me ache.

Autoridades estão tentando se mover e o governador já pediu até auxílio do governo federal. Mas nada parece adiantar. Os traficantes, fonte principal da violência carioca, estão muito bem armados e com estratégias intimidadoras. Fazem tudo no escuro de uma viela, ou na luz de uma rua mais deserta. E com essa valentia covarde estão dominando a tudo e a todos.

É preciso um choque imediato com estas forças, para mostrar quem manda no Rio, Sr. Governador. É muito bonito ver toda aquela movimentação da Força Nacional chegando à cidade, mas é preciso ação. E ação rápida e firme. O crime organizado precisa ser esmagado com mais força do que eles esmagam nossas esperanças de ter um Rio melhor.

A sensação de insegurança é geral. Ninguém sai tranqüilo de casa. Zona sul, norte, oeste, qualquer lugar é lugar para se morrer ou sofrer algum tipo de violência no Rio de Janeiro. E isto ganhou um lugar tão comum no dia-a-dia da cidade e de suas cidades vizinhas, que nem a imprensa dá um espaço muito grande, nas capas , para as barbáries.

Nas primeiras páginas dos principais jornais, apenas pequenas manchetes e uma notinha. Dentro do jornal, devido a tantos casos, até no jornal O Globo, que não costumava ir a fundo na "Editoria Sangue", a violência já toma conta de duas ou três páginas por edição, apenas com fatos noticiosos mesmo, aqueles recém acontecidos.

E depois da “megalomania” de sediar um Pan-americano no meio do faroeste carioca, ainda estão falando em Copa do Mundo. Será que até 2014 o povo carioca já se livrou da violência ou vão continuar gastando dinheiro, em obras para grandes eventos, sem garantir o mínimo direito de ir e vir das pessoas que aqui residem e pagam impostos altíssimos para financiar o ego dos governantes? Saúde, educação e segurança passam longe das prioridades dos governantes por aqui. E a PM? Deve estar tirando fotos com alguns turistas...
posted by S. N. @ 14:04   0 comments
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures