Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
ESTADO PALESTINO - PARA QUE SERVE A ONU?
domingo, janeiro 04, 2009
O ano mal começou e já temos uma guerra, herdada dos últimos dias de 2008. Aliás, analisando calmamente, herdada de muitos e muitos anos atrás. Para falar a verdade, aos olhos leigos de um jornalista curioso, o conflito data de 1948, quando da formação do Estado de Israel. Nesta data, ficou definido o território judeu, sem definir um território para o povo palestino, que continuava jogado em espaços pouco ocupados por israelenses. Mas claramente o litígio com o povo palestino, entenda-se uma parcela da população árabe, já existia desde muito antes disso, mas isso, sinceramente, pouco interessa agora.

Que fique claro que a opinião deste blog é que a guerra que está acontecendo nesta região é culpa da Organização das Nações Unidas. A ONU é absolutamente omissa com relação à criação do Estado Palestino, omissa com relação aos frequentes abusos israelenses em regiões árabes, omissa em relação ao apoio bélico prestado pelos Estados Unidos a Israel. O pior de tudo é que os judeus são caracterizados como os coitadinhos da história e ninguém ousa levantar a voz contra eles no mundo ocidental por conta das atrocidades do holocausto de Adolf Hitler. Sendo assim, Israel faz o que quer, quando quer e o mundo limita-se a dizer “nossa, que feio”, ao invés de tomar uma posição para decidir tal situação.

A atitude covarde da ONU, que não se mete no conflito e deixa a coisa evoluir a cada dia que passa, está gerando centenas ou milhares de mortes na região. Que fique claro que não defendo as atitudes do grupo islâmico Hamas, que tem cunho essencialmente terrorista mesmo, como defende Israel, mas sim o povo palestino, que é quem verdadeiramente sofre sempre que as tensões se ampliam na Cisjordânia ou na Faixa de Gaza.

Vamos raciocinar: imaginem se o Iraque estivesse invadindo uma área de outro povo rival. Bomba neles! Como é Israel, nada feito. O mundo se fecha na desculpa do holocausto para não fazer uma ofensiva contra os judeus israelenses. Israel está errado sim, fazendo vítimas e mais vítimas sob a justificativa de se defender do Hamas, com poder bélico infinitamente inferior ao exército judeu, patrocinado pelos amigos norte-americanos. Pobres dos jovens israelenses que se veem diante de uma convocação forçada para ir ao campo de batalha. Pobres dos jovens palestinos, que sem ter uma pátria, nem exército tem para se defender, levando-os a se unir ao Hamas e serem olhados como terroristas pelo resto do mundo.
Como podemos perceber, os dois povos perdem muito com esta pendenga. A ONU precisa agir e criar o Estado da Palestina. Pronto. Claramente Israel ficará contrariado, por conta de seu “comportamento norte-americano” de não querer perder nenhuma fatia de um grande bolo. Mas terá que aceitar. Ou será que a ONU não é mais tão importante assim? Será que vive das fachadas de seus prédios espalhados por grandes metrópoles mundiais? A ONU é espalhafatosa, grandiosa, mas, sinceramente, não serve para absolutamente nada quando o assunto é a paz mundial.
posted by S. N. @ 14:02   1 comments
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures