Foto de Hugo Lodoño - Festa venezuelana após a vitória sobre o Peru
Que missão difícil assistir todos os jogos desta Copa América. Os times são ruins em sua maioria, só jogam na base da disposição. O nível técnico estaria perdido não fosse Robinho e alguns jogadores da Argentina, pelo menos até agora. Vamos aos jogos desta segunda rodada.
No sábado o primeiro jogo foi entre Bolívia e Uruguai. Desesperada, a Celeste foi para cima do time boliviano. Desordenado e carente de grandes talentos o time azul sofreu para vencer a fraquíssima Bolívia com um gol de carrinho de Sanchez aos 13 minutos do segundo tempo. Não houve destaque individual. Na segunda partida, a Venezuela venceu pela primeira vez em 40 anos nesta competição. A vítima foi o Peru que não foi nem sombra do time insinuante que goleou os uruguaios na primeira rodada. Foi uma partida controlada pelos anfitriões desde o começo. Melhor para a equipe “vino tinto” que venceu por 2 a 0. Destaque para o atacante Arismendi, que veio do banco para selar a vitória do time da casa.
Chegou o domingo e, enfim, a estréia, jogando, da seleção brasileira. Foi o confronto de um time que venceu na primeira rodada e outro que perdeu. Brasil e Chile fizeram um jogo truncado, muitas vezes violento. Precisando se recuperar, o Brasil foi para cima. Querendo muito um empate, o Chile se trancou. Tudo parecia enrolado, quando apareceu o fator Robinho. Sortudo, decisivo e insinuante. No primeiro gol, sorte. Pênalti mal batido, mas feito. No segundo, decisão. Invadiu a área e recebeu um passe açucarado de Vagner Love para cobrir com um leve toque o goleiro chileno. No terceiro, insinuação. Robinho pôs a zaga chilena no bolso, driblou dois e bateu forte da entrada da área, no canto esquerdo. Robinho... quer dizer, Brasil 3 x 0 Chile. No jogo seguinte, o México venceu o Equador por 2 a 1 em jogo movimentado, mas sem um brilho individual. Ponto para os Mexicanos, que já garantiram a classificação para a próxima fase.
O melhor dia de futebol é sempre o terceiro por enquanto. Nesta segunda-feira EUA e Paraguai fizeram um jogo muito corrido e disputado. Com a equipe americana sempre tentando o contra-ataque, o Paraguai se viu obrigado a mudar seu estilo de atacar. No fim, vitória paraguaia por 3 a 1, apesar do equilíbrio em campo. Enfim, o melhor jogo da competição até agora, Argentina e Colômbia brindaram a platéia com um espetáculo legitimamente sul-americano. Jogo brigado, firme, mas com bastante técnica e bom futebol. Com o time jogando preso, a Argentina sofreu o primeiro gol, como aconteceu contra os EUA. Com maior facilidade, virou o jogo para 3 a 1 ainda na primeira etapa. E foi só. Com o time excessivamente defensivo, os hermanos se contentaram em tocar a bola e controlar o jogo no segundo tempo. Mas a Colômbia foi para cima e diminuiu. Em um lance de rara beleza, quase o empate aconteceu. Arizala, lateral colombiano, arriscou quase do meio-campo ao perceber o goleiro argentino adiantado. A bola bateu no travessão e saiu. No fim, Milito recebeu passe de Tevez e ampliou para a Argentina. Final Argentina 4 x 2 Colômbia. Paraguai e Argentina já estão classificados para a próxima fase.
Classificação atualizada:
Grupo A: 1º Venezuela - 4 pts 2º Peru - 3 pts 2º Uruguai - 3 pts 4º Bolívia - 1 pt
Grupo B: 1º México - 6 pts 2º Brasil - 3 pts 3º Chile - 3 pts 4º Equador - 0 pts
Grupo C: 1º Paraguai - 6 pts 2º Argentina - 6 pts 3º EUA - 0 pts 4º Colômbia - 0 pts Próximos jogos:
Terça – 03/07 – 19:30 – Peru x Bolívia <> 21:45 – Venezuela x Uruguai
Quarta – 04/07 – 19:30 – México x Chile <> 21:45 – Brasil x Equador
Quinta – 05/07 – 19:30 – Colômbia x EUA <> 21:45 – Argentina x Paraguai
|