Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
FIM DO BRASILEIRÃO 2008: DOIS GRANDES, UM SE AGIGANTA E O OUTRO SE APEQUENA
segunda-feira, dezembro 08, 2008
Foto disponível em spfc.com.br
Festa dos jogadores do São Paulo após a conquista do Hexa
Só para relembrar o que escrevi semana passada:

“No exercício do palpite, que costuma derrubar os que se arriscam, aponto o São Paulo como campeão, o Flamengo fora da Libertadores, o Flu na Sul-americana e os rebaixamentos de Vasco e Atlético-PR. Tudo na base do palpite mesmo, pois este campeonato já mostrou que o que parece nem sempre é. Ou quase nunca. Escrevo na noite de domingo sobre o fim do campeonato.” Bons palpites. Errei apenas o rebaixamento do Atlético-PR, que, além de se salvar, ainda garantiu uma vaga na Copa Sul-americana de 2009. Ainda escrevi: “Santos e Náutico se enfrentam na Vila Belmiro, em um jogo que a ética pode ser tirada de campo, já que um simples 0 a 0 salva os dois. A conferir.” O resultado do jogo foi realmente 0 a 0, mas o jogo não foi de cartas marcadas não. Os times tiveram chances de marcar, mas os goleiros estavam em tarde inspirada e os atacantes nem tanto.

SALVE O TRICOLOR PAULISTA! O São Paulo é o primeiro clube brasileiro a garantir um tri-campeonato seguido e também o primeiro a ganhar seis vezes o título nacional, desde a era do Brasileirão, que conta os títulos nacionais de 1971 para cá. Aliás, o São Paulo Futebol Clube é de longe o clube mais bem estruturado e vencedor do futebol brasileiro. O time paulistano, de 1991 até hoje, conquistou 6 Paulistas, 1 Rio-São Paulo, 4 Brasileiros, 3 Libertadores e 3 Mundiais. Fruto de trabalhos de diversas administrações que estruturaram o clube de maneira vencedora. Estádio próprio, bom número de sócios, centros de treinamentos de primeiro mundo, centro de recuperação médica padrão europeu. O São Paulo merece tudo que conquistar, por conta de seu trato profissional com o futebol. A vitória sobre o Goiás veio com um gol irregular do atacante Borges, em Brasília, na tarde deste 7/12. Mas o campeonato veio depois de 38 vitórias (o correto é "38 jogos"), onde o time paulista conseguiu 21 vitórias, 12 empates e perdeu apenas 5 vezes. O título é incontestável e erros de arbitragem acontecem em quaisquer situações, vezes a favor, por vezes contra.

Terminamos a análise da parte de cima da tabela com os times que jogarão a Libertadores. O vice-campeão Grêmio, o terceiro colocado Cruzeiro e o quarto Palmeiras representarão o Brasil, junto com os campeões Sport Recife, da Copa do Brasil e o São Paulo, do Campeonato Brasileiro. Sorte e competência a eles. No meio da tabela, os clubes classificados para a Copa Sul-americana estão entre o quinto, Flamengo, e o décimo-quarto, Fluminense, excluindo-se o Sport Recife, que jogará apenas a Libertadores, e somando-se o São Paulo, já que o campeão brasileiro ganha o direito de disputar as duas competições das Américas no ano seguinte.

De um gigante para um grande que passa pelo pior momento de sua história. O Vasco da Gama está, pela primeira vez na história, entre os clubes rebaixados para a Série B do Brasileirão de 2009. O clube que foi o primeiro do Brasil a aceitar um negro no time, perdeu do Vitória-BA na última rodada, em casa, por 2 a 0. O desespero da torcida foi tanto que um fanático subiu até a marquise do estádio de São Januário para se jogar. Por sorte, parece ter se arrependido e titubeou no momento capital, proporcionando a um bombeiro a possibilidade de salvá-lo. Mesmo se tivesse vencido o jogo o Vasco cairia, já que chegaria a 43 pontos, um ponto a menos que o último rebaixado, o Figueirense e que o primeiro que se salvou, o Náutico. A campanha do time da colina ao longo das 38 rodadas contou com apenas 11 vitórias, 7 empates e incríveis 20 derrotas. O Vasco só perdeu menos que o Ipatinga. Estatisticamente, perdeu um turno inteiro e mais um jogo. O desfecho só poderia ser o rebaixamento.

O time da cruz de malta viveu anos de administração Eurico Miranda, que proporcionou ao clube a impossibilidade total de buscar títulos, mesmo os regionais. Desde 2003, o Vasco não ganha nada e coleciona insucessos e lutas contra rebaixamentos. Curiosamente no ano que Eurico foi retirado do cargo ao perder a eleição para Roberto Dinamite, o clube foi rebaixado. Azar de Roberto, azar dos vascaínos. Agora o presidente precisa corrigir falhas de sua recente administração, como a falta de unidade e pulso em diversas situações, para trazer o Vasco de volta ao caminho das vitórias e dos títulos. Só uma revisão geral irá proporcionar ao Gigante da Colina a volta triunfal à Série A de 2010.

Exercício de cada fim de ano, vamos à seleção do Brasileirão de 2008, na opinião do site Imprensa Independente:

1 – Victor (Goleiro - Grêmio)
2 – Vitor (Lateral-Direito - Goiás)
3 – Thiago Silva (Zagueiro - Fluminense)
4 – André Dias (Zagueiro - SP)
6 – Juan (Lateral-Esquerdo – Flamengo)
5 – Hernanes (Volante – SP)
8 – Ramirez (Volante – Cruzeiro)
10 – Alex (Meia – Internacional)
11 – Jorge Wágner (Meia – SP)
7 – Keirrison (Atacante – Coritiba)
9 – Kléber Pereira (Atacante – Santos)
Técnico: Muricy Ramalho

Parabéns, São Paulo. Hexa-campeão brasileiro.
posted by S. N. @ 00:17   2 comments
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures