Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
SEM PAUTA?
segunda-feira, maio 18, 2009
Imagem de Internet - Sem Crédito - Encontrada via Google Imagens
Que semana difícil! Estava observando os meios de comunicação e procurando um assunto para refletirmos. Pensei em falar sobre a Gripe Suína, que agora é Influenza A, mas este tema já está velho e eu imagino que, além de algumas críticas à saúde pública dos países, nada mais poderia escrever sobre isso. Em dado momento analisei as notícias esportivas, mas até o Ronaldo jogou mal neste fim de semana. Fim de assunto. Veio a minha mente falar sobre o jovem deputado paranaense que matou dois outros jovens dirigindo bêbado o seu carro. Este tema poderia trazer uma boa reflexão, principalmente após a declaração da mãe do parlamentar, que disse que fez tudo que pode pelo menino durante toda a sua vida e agora ele acaba por causar uma tragédia dessas, em tom de lamentação de mãe, mas também decepcionada com a atitude de seu descendente. O assunto já foi martelado pela grande imprensa, até com o habitual sensacionalismo, explorando a tragédia alheia para conseguir maior audiência.

Então vamos falar da visita de Lula à Ásia, onde já passou pela Arábia Saudita, encontra-se na China e irá até a Turquia. Nada disso. É uma viagem para apenas cimentar relações já existentes, algo que só interessa a empresários. A melhor coisa que vi sobre isso, ou melhor ouvi, foi a coluna de José Simão (http://bandnewsfm.band.com.br/colunista.asp?ID=13 – Arquivo do dia 18/05/2009), que, entre inúmeras piadas, propagou que o nome de nosso presidente em território chinês seria “Chin Quen Te Um”, numa alusão à cachaça brasileira e ao teórico apreço de nosso líder pela branquinha. Hilário. Mas nada temos a dizer sobre isso.

Já sei. Vou falar sobre a CPI da Petrobrás. Mas... falaremos o quê? O Brasil é o campeão mundial de CPIs. E eu gostaria que vocês forçassem a memória e me dissessem cinco que tenham dado resultado. Digam rápido. Não vale consultar o Google. Pois é, pode até existir, mas é que nem mula-sem-cabeça. O grupo que apoia a CPI, se justifica. O grupo que não apoia, corneta. Nenhuma novidade. É possível que desdobramentos desta CPI me levem a escrever para vocês. Mas agora não. Agora é só mais uma de tantas outras. Minha descrença engessa meus dedos e esvazia minha mente. Para se ter uma ideia de como estamos sem pauta, na página principal do Globo.com, agora, uma das matérias principais, inclusive com foto na capa, é sobre uma banheira feita no formato de um sapato alto e que custaria R$ 54 mil.

O assunto que mais me mobilizaria é a chuva no Nordeste. As poucas pessoas que eu conheço que defendem o governo Lula de forma segura moram no Nordeste. E o Nordeste está debaixo d’água. Provou que o que Lula fez por lá foi um castelo de areia. Quem paga por sua própria ingenuidade, ao achar que bolsa-auxílio e transposição de rio são ações revolucionárias de um grande líder, são os próprios moradores da região. É preciso parar de tratar o Nordeste como um quintal, ou um parque de diversões de políticos irresponsáveis. Os nordestinos continuam a tentar a vida no Sudeste e no Sul do Brasil, por conta da falta de oportunidades sólidas em suas terras. Isto é governar para os pobres e necessitados? O presidente está na Ásia agora. Dormindo em lençóis de seda em um hotel cinco estrelas. Ou acordado, comendo muito bem, com roupas confortáveis e automóveis incríveis. Enquanto isso, seus mais fiéis eleitores encontram-se em uma situação mais sub-humana do que já viviam. Dormindo de boia, comendo o que sobrou do mercadinho mais próximo, sem roupas, sem nada. Não é um bom momento para repensar as posições, povo nordestino? O super líder está sequinho. E pronto para receber o voto de vocês.

Percebam: comecei dizendo que não haviam pautas e terminei por comentar, mesmo que brevemente, seis assuntos. Passeamos por editorias Mundo, Saúde, Esporte, Polícia, Economia, Política e Brasil. Mas continuo achando que nestes dias as pautas estão fracas. Apesar dos acontecimentos estarem por aí. Nesta hora o jornalista tem que se virar. Espero ter conseguido.

------------------------------------------------------------------------------


Inauguramos hoje, oficialmente, o novo layout, a nova cara do nosso blog. Espero que tenha agradado, pois estou tentando agregar notícias, informações, serviços e reflexões em um mesmo espaço, de forma independente e transparente. Ficou mais fácil o contato com o Imprensa Independente, agora também pelo Twitter. Cadastrem-se e sigam-me: http://twitter.com/alvimb . Sejam sempre bem-vindos!

Marcadores: , , , , , , ,

posted by S. N. @ 22:04   3 comments
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures