Parceria
TEMPO NO RIO
Visitantes
CORUJA DOS FATOS V
terça-feira, dezembro 02, 2008
A coluna Coruja dos Fatos teve sua última edição em 24/06/2007 e trata de diversos assuntos em evidência na imprensa brasileira.

É GRAVE A CRISE

A crise mundial ainda tira o sono dos investidores. Após um período terrível, entre setembro e outubro, o fim do ano acalmou as bolsas do mundo, mas que ainda permanecem muito instáveis. A vantagem é que a instabilidade não significa queda vertiginosa, mas sim variações, por vezes sinuosas.
A indústria automobilística teve uma queda de mais de 23% do novembro do ano passado para este novembro. Alarmante, mas, sinceramente, com olhar leigo que tenho, isto só significa uma queda no lucro absurdo que esta indústria vinha tendo. Não é prejuízo, nem desespero. É apenas redução de lucros.
Que fique claro que esta crise quebrou o sistema imobiliário americano e os que o financiaram. No mais, apenas redução de lucros até agora. O problema é que o lucro é o carro-chefe do capitalismo... Podemos esperar no bolso o reflexo da fome por lucro em todos os segmentos mercadológicos em 2009. Preparem-se!

SEM CHOVER NO MOLHADO

A tragédia catarinense comoveu o país. Aproximadamente 50 cidades do interior do estado ficaram literalmente debaixo d’água. O país se uniu e enviou toneladas de alimentos, roupas, cobertores, remédios, entre outros donativos para a região. Mas vamos fugir do lugar comum da imprensa e pensar um pouco.
Santa Catarina e todos os outros estados do Sul são considerados exemplos de infra-estrutura, qualidade de vida e boas administrações. O que se viu, mesmo considerando o volume pluviométrico elevado, foi que Santa Catarina é um estado de fachada. As cidades são bonitas de se vê. Mas por cima. Os rios transbordam de forma avassaladora, o sistema de esgoto não funciona e as encostas correm que é uma tristeza. Desmatamento, causa absoluta dos deslizamentos. Sem raízes, o solo é infiltrado com mais intensidade e não há nada que impeça o seu movimento. E “para baixo, todo santo ajuda”. Ainda mais com água na estória.
Até agora eu não vi em nenhuma emissora críticas ao governo de Santa Catarina e às prefeituras das cidades atingidas. Dizer que a culpa é de São Pedro é mole. A infra-estrutura vendida para os turistas é falsa e apenas superficial. Mas é bom que se entenda que isso não é peculiaridade de Santa Catarina ou de alguma cidade. Aqui mesmo, no Rio, se chover uma hora com a intensidade que lá choveu, a cidade fica um caos. A verdade é que os governantes são muito ruins e não sabem usar as verbas públicas em prol de obras que realmente resolvam os problemas estruturais das cidades.
É provável que Santa Catarina faça um novo estádio em Florianópolis ou promova uma grande reforma em um de seus estádios para ser uma das sedes na Copa de 2014. Enquanto isso, a água abaixa e os corpos aparecem.
O outro ponto bizarro foi a notória e sensacionalista cobertura dos órgãos de imprensa deste país. A Globo colocou até a Ana Maria Braga no meio da enchente. A Veja estampou a foto de uma linda criança em sua capa desta semana com a seguinte manchete: “A primeira vítima”. Uma vergonha. Mas, enfim, buscam muito mais lucro que informação...

RETA FINAL DO BRASILEIRÃO 2008
Momento capital do futebol brasileiro em 2008. A última rodada do campeonato brasileiro acontecerá neste fim de semana e saberemos o campeão, os classificados para os campeonatos continentais e os rebaixados às 19h de domingo, 7/12.
O São Paulo aparece, mais uma vez, como o super favorito a levantar a taça. O tricolor paulista tem 3 pontos a mais que o Grêmio, único time que pode lhe tirar o campeonato. Nesta rodada o São Paulo joga em Brasília contra o Goiás e o Grêmio encara o Atlético-MG em Porto Alegre. A derrota do time paulista e a vitória do time gaúcho significam o tri-campeonato para o Grêmio. Já um simples empate garante o hexa-campeonato para o São Paulo.
Estas duas equipes já têm a vaga para Libertadores 2009 garantida. As outras duas vagas estão sendo disputadas por 3 times: Palmeiras, que joga em casa contra o Botafogo, Cruzeiro, que recebe a já rebaixada Portuguesa e Flamengo, que sai para encarar o desesperado Atlético-PR. O Verdão tem 65 pontos, o Cruzeiro e o Fla têm 64, com vantagem no número de vitórias para os mineiros. Se confirmarem a vitória, Palmeiras e Cruzeiro garantem a vaga. Para o time carioca conseguir disputar a maior competição das Américas, precisa pontuar e secar os adversários.
Na parte de baixo muita luta pela última vaga da Copa Sul-americana e para fugir da Série B. A última vaga para o torneio continental está entre Fluminense, Santos, Náutico e Atlético-PR. Sendo que os 3 últimos ainda lutam para não cair. Em resumo, para Santos, Náutico e Atlético-PR a rodada pode terminar na Sul-americana ou na Série B. Mas a bem dizer, a vaga está na mão do tricolor carioca que joga em casa contra o lanterna Ipatinga.
A draga da Série B é irreversível para Ipatinga e Portuguesa, que já entram em campo nesta última rodada rebaixados. Vasco (40 pts), Figueirense (41), Atlético-PR (42), Náutico (43) e Santos (44) ainda lutam para não ficar com as outras duas vagas na segundona de 2009. Santos e Náutico se enfrentam na Vila Belmiro, em um jogo que a ética pode ser tirada de campo, já que um simples 0 a 0 salva os dois. A conferir. O Atlético-PR recebe o Flamengo, o Figueirense pega o Inter-RS em casa e o Vasco duela com o Vitória em São Januário. Vasco e Figueirense, além de vencer, precisam torcer contra seus adversários diretos para continuarem na elite do futebol brasileiro.
No exercício do palpite, que costuma derrubar os que se arriscam, aponto o São Paulo como campeão, o Flamengo fora da Libertadores, o Flu na Sul-americana e os rebaixamentos de Vasco e Atlético-PR. Tudo na base do palpite mesmo, pois este campeonato já mostrou que o que parece nem sempre é. Ou quase nunca. Escrevo na noite de domingo sobre o fim do campeonato.
posted by S. N. @ 01:27   1 comments
O Autor

Nome: S. N.
Local: Rio de Janeiro, Brazil
Sobre o Autor: Jornalista.

Sugestões, críticas ou comentários por e-mail - Clique Aqui

See my complete profile

Posts Recentes
Todos os Posts por Dia de Postagem
Links
Powered by

BLOGGER

© Imprensa Independente Blogger Templates by Isnaini and Cool Cars Pictures