Há um ano atrás, 1h43, do dia 17 de agosto de 2006, nascia o Imprensa Independente com a proposta de escrever sobre os fatos relevantes, emitir opiniões e fazer os leitores refletirem por um ângulo diferente do apresentado pela mídia em geral. Gostaria de agradecer a cada pessoa que algum dia, mesmo que para ler apenas um artigo, entrou aqui neste espaço democrático e livre de discussão.
Vocês me fizeram continuar. É gratificante perceber que vocês estão lendo e pensando sobre o que eu escrevo, ou sobre o que amigos, que já publicaram textos, aqui escrevem.
Vamos então a alguns dados e curiosidades do site ao longo deste ano que passou: foram 58 postagens, apenas duas sem textos efetivos (Mensagem de recesso carnavalesco e Luto pela tragédia com o vôo da TAM); 52 escritos por mim, três por Daniel Bayão e um por Bruno Moura; 54 comentários, aproximadamente um por texto; 2.328 visitas, média de 6,37 visitas por dia ou de 40,2 visitas por publicação, provenientes de 15 estados do Brasil e nove países estrangeiros.
Os 56 artigos foram: 16 sobre esporte, 10 sobre “geral”, ou seja, assuntos diversos ou crônicas, 9 sobre mundo, 7 sobre mídia, 6 sobre política, 4 sobre violência e 3 sobre cultura e este artigo, sobre a história do site. O desequilíbrio a favor do esporte se deu por conta da cobertura da Copa América de Futebol, que rendeu 7 postagens. Mas neste pequeno balanço, dá para perceber que o caráter versátil prevaleceu nesta curta história.
Eu espero, sinceramente, que o site esteja cumprindo sua principal função na vida de vocês: provocar reflexão diante do que lemos, vemos e ouvimos. Provocar reflexão sobre assuntos polêmicos, que, às vezes, passam em branco por não receberem valor, ou pela mídia, ou por nós mesmos.
Pensar o mundo não é fácil e o site tem não a intenção de “arrebanhar” vocês, mas sim de provocar suas opiniões, seus posicionamentos. Provocar a ética. Mostrar que sem pessoas pensantes, o mundo vai para o buraco. E nós iremos junto.
Muito obrigado pela motivação e pela atenção de todos. Que seja o primeiro ano de muitos outros pensando juntos!